Liderança paterna
Gênesis 33:1-17
"Passe o meu senhor adiante de teu servo; e eu seguirei, conduzindo-os calmamente, ...conforme o passo dos meninos, até que chegue a meu senhor em Seir "(v.14).
Encontramos em Jacó a firme liderança de pai. Ao avistar-se com seu irmão, cuidou de cada filho que estivesse com sua mãe: servas e seus filhos, Léia e os seus, por último a sua amada Raquel. Sem saber qual seria a reação de Esaú, ordenou assim as famílias de suas mulheres, como dar proteção aos mais queridos. E ele se colocou à frente como a garantir a defesa de todos. Se houvesse agressões, ele seria o primeiro a sofrê-las.
Depois do encontro e do perdão, nega-se a seguir Esaú, para acompanhar a família. Acho linda a expressão "eu seguirei... conforme o passo das crianças" . Como são esses passos? Lentos, trôpegos, inseguros, sujeitos a quedas, mas o pai acompanha os passos de seus filhos. Liderança paterna
Quantas vezes atropelamos os pequeninos, esquecendo-nos de suas limitações. Exige-se deles esforços além do que eles podem despender, resultados que extrapolam suas capacidades. Esquecemo-nos de nossa infância e queremos ter miniaturas de adultos.
Que aprendamos a caminhar de acordo com os passos deles. É mais fácil abreviarmos os nossos, do que eles pularem etapas para nos alcançar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário