O Surgimento das Linguagens
Gênesis 11:1-9
“Por isso se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o Senhor a linguagem de toda a terra e dali o Senhor os espalhou sobre a face da terra” (v.9).
Vivendo os anos dourados, a adolescente declarou a seu namoradinho: ”Meu amor por você é como a torre de Babel”. Coitadinha! Ela ainda não sabia que a torre de Babel nem chegou a ser edificada.
Afinal, por que razão o plano dos homens não deu certo?
- O objetivo era egoísta - uma cidade para nós. Eles eram exclusivistas e queriam ser absolutos como o povo, limitados a uma cidade, falando uma única língua.
- O propósito era audacioso – queriam atingir a altura dos céus, revelando prepotência sobre toda a cidade e demais nações.
- Seus planos eram opostos á vontade de Deus. A ordem divina ao primeiro casal da terra foi “crescei e multiplicai-vos - enchei a terra” (Gn 1:28). E depois a Noé após o dilúvio – frutificai e multiplicai-vos e enchei a terra (Gn 9:1). Logo os construtores de Babel estavam totalmente fora dos propósitos de Deus.
Aconteceu o que sempre acontece com os planos fora da vontade de Deus – não dão certo. Então, antes de executarmos nossos planos, consultemos a vontade de Deus, para que eles possam chegar ao fim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário