domingo, 26 de fevereiro de 2012

Manancial 26/02/2012


Deus Exige Pureza do seu Povo 
Números 33: 50-56

“Lançareis fora todos os habitantes da terra de diante de vós, e destruireis todas as suas pedras em que há figuras; também destruireis todas as suas imagens de fundição, desfareis todos os seus altos, “ (v.52).

  Deus ordena a Moisés que fale aos filhos de Israel que, ao passarem o Jordão para a Canaã, lancem fora todas as imagens e ídolos. A divisão da terra seria proporcional ao número e componentes de cada tribo. Uma tribo maior, uma herança maior; tribo menor, uma herança menor. Porém se eles não fizessem como o Senhor ordenara, ele os perturbaria na terra em que iriam habitar. 
  Nós também precisamos jogar fora, exterminar tudo o que colocamos antes de Deus. Deus exige de nós pureza. Não podemos concordar e nos confortar com aqueles que não têm comunhão com o Senhor. Não podemos fazer concessões para o mundo. Por isso, muitos que já conheceram a verdade e não se libertaram, o inimigo os tem perturbado e destruído suas vidas. Sejamos puros. Deus exige pureza do seu povo.
Peçamos a Deus força e coragem para não nos contaminarmos com pecado.


Um exemplo de amor a Deus



sábado, 25 de fevereiro de 2012

Manancial 25/02/2012


O Melhor para Deus 
Números 28:9-31

“Além do holocausto contínuo e a sua oferta de cereais, os oferecereis, com o as suas ofertas de lidação; eles serão sem defeito” (v.31).

Quando criança, eu aprendi com minha mãe, uma serva fiel ao senhor, a amar a Deus sobre todas as coisas, agradecer-lhe as bênçãos e a dar-lhe sempre o melhor.  A reverência no culto era muito importante e nós a tínhamos como exemplo. 
Para o povo de Israel cada metade do ano começava com um período de festividades especiais, com sacrifícios apropriados, conforme as necessidades espirituais de purificação. Chegando a Canaã, era necessário insistir nos sacrifícios, com intervalos regulares, para o povo sentir a presença de Deus e não esquecer da purificação do corpo com relação ao pecado. 
Nós somos o Israel de Deus hoje. Como estamos nos comportando? Será que estamos dando o melhor para o nosso amado Senhor? Ele continua sendo o mesmo Deus fiel, misericordioso, compassivo e justo. Merece todo o nosso louvor, adoração e entrega total de nossas vidas. 
                      Com o coração contrito, reflitamos hoje se estamos dando a Deus realmente o nosso melhor. 

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Manancial 24/02/2012


Comissionado para a Liderança 
Números 27:12-33

“Então Moisés fez como o Senhor lhe ordenara: tomou a Josué, apresentou-o perante Eleazar, o sacerdote, e perante toda a congregação, impôs-lhe as mãos, e lhe deu a comissão; como o Senhor falara por intermédio de Moisés” (vv.22,23).

Quando disse o Senhor a Moisés que ele não veria a terra prometida, Moisés respondeu: “Senhor, Deus dos espíritos de toda a carne, ponha um homem sobre a congregação”. E o Senhor lhe ordena que tome a Josué, homem em que há o espirito e que sobre ele ponha a sua glória, para que toda a congregação dos filhos de Israel lhe obedeça. Josué era o braço direito de Moisés e grande explorador da terra prometida. Moisés deixou de entrar na terra prometida apesar de toda sua humildade, porque pecou e perdeu esse grande privilégio. 
Em nossos dias, temos visto em nossa congregação homens que pecaram e perderam privilégios para outros homens de fé. Cuidemos para não pecarmos contra Deus, deixando de adorá-lo e perdendo as suas bênçãos. 
Oremos pela liderança de nossas igrejas. Que sejam íntegros e fiéis, para jamais perderem privilégios.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Manancial 23/02/2012


Integridade na Mensagem 
Números 22:36-41 

“Respondeu Balaão a Balaque: Eis que sou vindo a ti; porventura poderei eu agora, de mim mesmo, falar alguma coisa? A palavra que Deus puser na minha boca, essa falarei” (v.38).

Ouvindo que Balaão vinha chegando, balaque saiu-lhe ao encontro e perguntou: “porventura não te enviei diligentemente mensageiros a chamar-te? Porque não vieste a mim? Não posso eu na verdade honrar-te?”. Balaque falou como um homem do mundo e não como um homem de Deus. Balaão tinha pouco conhecimento de Deus e por isso achava, erradamente, que os poderes dos adivinhos e falsos profetas provinham de Deus. Balaão foi dirigindo a proferir bênçãos e não maldições. Balaão instruiu balaque a colocar tropeços no caminho do povo de Israel para o povo se corromper e pecar, e Israel recebeu o castigo por ter pecado contra Deus. 
Aprendemos duas lições: A primeira, que não devemos fazer aliança com o pecado. E a segunda é que não esqueçamos que são "Benditos os que te abençoarem ò Israel, e malditos os que te amaldiçoarem".

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Manancial 22/02/2012


Desobediência Castigada
Números 20:2-13

“Pelo que o senhor disse a Moisés e a Arão: visto que não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso não introduzireis esta congregação na terra que lhe dei” (v.12)


Moisés considerado um homem reto e justo, era também homem sujeito a fraquezas e erros. Errou não santificando o Senhor diante dos filhos de Israel. Conduziu o povo durante 40 anos, amava os filhos de Israel, intercedia por eles e no final talvez cansado de tanta rebeldia, ele esqueceu que a ira do homem não opera a justiça de Deus. Chamou os israelitas de rebeldes, foi orgulhoso e quis elevar-se à posição Deus. Pecou e o Senhor o privou de seu maior desejo: entrar na Terra prometida. 
Não nós descuidemos, o Diabo, nosso adversário, conhece nossas fraquezas e quer nos derrotar. Confiemos sempre no Senhor e sejamos humildes, aceitando sua vontade em nossas vidas.
Faça uma avaliação de sua vida cristã, refletindo no seu compromisso com o Senhor. Renove o propósito de obedecê-lo e fazer sempre sua vontade.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Manancial 16/02/2012


As penas da Lei 
Levítico 24:10-23

“Uma mesma lei terei, tanto para o estrangeiro como para o natural; pois eu sou o Senhor vosso Deus “(v.22).

Trabalhei como voluntária na Capelania da penitenciária de Bangu 2, com as mulheres grávidas. Era muito triste quando ao completar sete meses, os seus filhinhos não podiam mais ficar com elas, tivesse saído a sentença ou não. Eu chorava junto, mas sempre lembrava que elas procuraram estar naquela situação. Havia também algumas estrangeiras na mesma situação. Era a mesma lei para o estrangeiro e o natural.
Durante todo o trecho o Senhor dá o tamanho da pena para cada tipo de transgressão. Hoje nós vivemos debaixo da graça, porém muitas  vezes infringimos a lei e sofremos as consequências. O Senhor afirma, no versículo 22: “Uma mesma lei tereis tanto para o estrangeiro como para o natural, pois eu sou o Senhor vosso Deus”. Ele continua sendo o Senhor nosso Deus. Pelas nossas atitudes cheias de amor, benignidade e compaixão, mostraremos ao mundo essa realidade. 
                   Oremos por todas as mães que estão presas. Que o amor de Deus as alcance com a salvação e transformação de vidas. 

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Manancial 10/02/2012


Pureza nos Sacrifícios de sangue 
Levítico 6:24-30

“Tudo que tocar a carne da oferta será santo; e quando o sangue dela for aspergido sobre qualquer roupa, lavarás em lugar santo a roupa sobre a qual ele tiver sido aspergido”(v.27).

É bom saber que não precisamos comprar a salvação. Somos salvos porque cristo derramou o seu sangue na cruz do calvário pelos nossos pecados. “com efeito, quase todas as coisas, segundo a lei, se purificaram com sangue; e, sem derramamento de sangue, não há remissão” (Hb 9:22). não é necessário fazer sacrifício pelo pecado, pois somente o sangue de Jesus nos limpa de todo mal. “Jesus, porém, tendo tendo oferecido, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à destra de Deus...” (Hb 10:12). Destaco a expressão “para sempre” . Não temos mais a obrigatoriedade de passar por todo ritualismo da velha aliança. É necessário viver de maneira digna do evangelho. Como no passado a ênfase na santidade era notória, hoje não é diferente.
Só o sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado, conforme 1 João 1:7. Mas há uma condicional ali: "mas se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus cristo seu filho nos purifica de todo o pecado”. 
O sacrifício de sangue já foi feito por Jesus Cristo e isto basta para sermos purificado. Cabe-nos agora andar de maneira agradável a Ele. 

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Manancial 09/02/2012


Deus Requer Perfeição 
Levítico 3:5-17

“E se sua oferta por sacrifício pacífico ao Senhor for de gado miúdo, seja macho ou fêmea, sem defeito a oferecerá” (v.6).

Certa vez um irmão pediu-me para passar em sua casa, pois tinha algo a doar para a igreja. A doação era uma janela velha que não servia mais. Na mente de muitos, o resto para Deus serve; ou se não serve para mim, vou doar para a igreja. Precisamos entender que Deus requer perfeição, tanto na esfera material, como na espiritual.
O dicionário da língua portuguesa diz que perfeição é execução completa, acabamento, bondade ou excelência no maior do grau; primor, formosura, requinte.
No verso 6 acima, a expressão “sem defeito” quer dizer “perfeito”, não poderia ser a sobra, nem ser doente. Deus requer perfeição não só na qualidade de nossas ofertas, mas na vida do ofertante também. É dever do cristão andar de maneira que agrade a Deus, isto é, buscando a santificação sempre.
                     Não podemos ser ofertantes, se antes não ofertarmos a nossa vida ao senhor de maneira digna. Nunca esqueci uma frase sobre a arte de ofertar: “nunca deu, quem deu do seu sem dar de si.” Ou seja, devemos nos doar primeiro.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Manancial 08/02/2012


Cobertura Divina 
Êxodo 40:34-36

“Então a nuvem cobriu a tenda da revelação, e a gloria do Senhor encheu o tabernáculo” (v.34)

O livro de êxodo fecha com chave de ouro a trajetória do povo de Israel rumo à Terra prometida. Não há algo melhor do que ter a certeza da presença de Deus.  O povo de Israel experimentou isso quando a nuvem cobriu a tenda da revelação e a gloria do Senhor encheu o tabernáculo. A presença Dele ali era a prova de que o seu povo estava debaixo da proteção divina.
Quando Deus está ao nosso lado, andamos seguro, não tememos mal algum. Com Deus ao nosso lado, nunca estamos sozinhos. Já passei momentos tensos na minha vida, mas louvo a Deus que, no momento certo, deu-me o livramento.
A cobertura divina tem como objetivo fazer seu nome engrandecido na terra. Ele nos protege e nós exaltamos o seu nome. Jesus afirmou que estaria conosco todos os dias, não de vez em quando, mas todos os dias. A presença de Jesus conosco não tem um prazo definido, mas é até a consumação do século dos séculos. 
Deixe Deus dirigir a sua vida, pois estar debaixo da cobertura divina é sinal de proteção e segurança. 

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Manancial 07/02/2012


Resultado da Liberalidade
Êxodo 36:2-7

“Por que o material que tinha era bastante para toda obra, e ainda sobrava” (v.7).

Como pastor de uma pequena igreja com templo em construção, gostaria muito de tomar a mesma atitude de Moisés, mais ainda não posso. Não que o povo não seja liberal, pelo contrário, vejo a participação alegre dos membros  ofertando para a construção e para a obra missionária.
O povo de Israel estava levando além do necessário e Moisés proibiu de trazerem mais. Eles tinham prazer em contribuir, pois sabiam do objetivo a alcançar.
Quando temos um alvo, um sonho compartilhado e desafiamos o povo, os resultados aparecem. Seja você pastor, diretor de departamento ou líder de área, desafie o povo, mostre a eles o objetivo e espere o resultado. O povo de Deus não pode ser mesquinho ou avarento; é preciso investir mais no seu reino. Mas não podemos praticar a liberalidade na base da barganha, pois Deus não funciona assim. Quando ofertamos pensando nos valores do Reino, somos surpreendido com o agir e o mover  de Deus. Vale a pena ser fiel a ele, é recompensador. 
Meu pai comprou um terreno e sentiu o desejo de doar a uma igreja batista; pouco tempo depois ele estava com outro terreno duas vezes maior e nunca lhe faltou nada. 
                        O fiel é recompensado, creia nisso.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Manancial 06/02/2012


Os Males da Idolatria 
Êxodo 32:15-24

“Chegando ele ao arraial e vendo o bezerro e as danças, acendeu-se-lhe a ira e ele arremessou das mãos as tábuas, e as despedaçou ao pé do monte” (v.19).



                          Idolatria é tudo que colocamos em substituição a Deus. Assim trocar o criador pela criatura é praticar idolatria. Deus é único e não podemos em hipótese alguma substituí-lo por nada.
                        O texto trata de uma atitude pecaminosa do povo de Israel. O sacerdote Arão que deveria dar o exemplo, é manipulado pelo povo.  Enquanto Moisés está no Monte recebendo as tábuas da Lei, o povo adora lá embaixo um bezerro de ouro. O povo acabara de desobedecer ao mandamento do decálogo  “Não terás outros deuses diante de mim” (Êx20:3). A consequência foi terrível  - foram mortos por causa da idolatria. Deus não aprovou o que eles fizeram.
                            Toda vez que desobedecemos aos mandamentos do Senhor Jesus e agimos de acordo com a nossa própria vontade, pagamos caro, os malefícios são percebidos.
                  A idolatria fere o coração de Deus, desagrada-o e Ele fica desapontado com o homem. é necessário pedir perdão e mudar de atitude, deixar de adorar a criatura e passar a adorar o criador.


domingo, 5 de fevereiro de 2012

Manancial 05/02/2012


Capacidade para os Escolhidos 
Êxodo 31:1-11

“E o enchi do Espírito de Deus, no tocante à sabedoria, ao entendimento, à ciência e a todo ofício” (v.3).

“Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos”. Embora não seja bíblica, vejo uma coerência nesta expressão. Paulo diz em 2 Coríntios 3:5 - “Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a capacidade vem de Deus.” É Deus quem escolhe e é Ele quem capacita. 
A tarefa era trabalhar na construção do tabernáculo e para isso exigiam-se capacitações específicas para cada detalhe: obras artísticas, trabalhos em ouro, prata e bronze. Entalhar madeira, lavar pedras. E nestes mínimos detalhes, Deus dá sabedoria, entendimento e ciência para eles trabalharem.
Todos possuem dons e é Deus capacitando para que o seu reino cresça na terra. Fico maravilhado com o que Deus faz: homens e mulheres atuantes no Reino, trabalhando segundo a capacitação que ele dá. 
Recordo do progresso espiritual do meu pai, numa igreja batista no interior de São Paulo; ele era tímido, incapaz de orar em voz audível no templo, quanto mais ir á frente e falar. Vi o que Deus fez na vida de meu pai capacitando-o. Hoje ele prega, lidera os homens da associação e tem sido uma benção para a glória de Deus. 
Deixe Deus usar a sua vida; não diga não ter condições, pois ele vai capacitá-lo, já que você é um escolhido.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Manancial 04/02/2012


Pureza e Ordem Diante do Senhor 
Êxodo 27:20 e 21

“Ordenarás ao filho de Israel que te traga azeite puro de oliveiras, batido, para o candeeiro, para manter uma lâmpada acesa continuamente” (v.20).


Não tem coisa pior do que viver em um ambiente desorganizado. É terrível querer um objeto e não saber onde achá-lo, pois esta tudo revirado. Ordem é sinal de responsabilidade, capricho. Na vida espiritual não é diferente. Deus deseja que a nossa vida esteja em ordem diante dele. Paulo diz em 1coríntios 14:40 “ faça –se tudo com decência e ordem” .
                      Uma vida em ordem é sinal de responsabilidade com as coisas do reino de Deus e da busca de purificação. Pureza é transparência, limpidez, é ser genuíno, e é assim que devemos ser.
Moisés recebeu ordem clara de Deus : “Ordenarás aos filhos de Israel que te tragam azeite puro de oliveiras...” O objetivo era manter a lâmpada acessa continuamente, para o bom funcionamento do tabernáculo. 
                   Jesus disse que somos luz da terra e sal do mundo e não podemos deixar de brilhar. Sem este requisito não há pureza, nosso testemunho não causará impacto na sociedade. 
                      Se tudo é permitido como afirmam, no cristianismo há limites – uma vida pura e em ordem para agradar a Deus. Por isso é necessário fazer o certo e viver para a glória de Deus, prestando um culto em que lhe agrada. 

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Manancial 03/02/2012


No Monte com o Senhor 
Êxodo 24:1-18

“Moisés, porém, entrou no meio da nuvem, depois que subiu ao monte; e Moisés esteve no monte quarenta dias e quarenta noites” (v.18)

Na minha infância, a igreja que eu frequentava realizou uma vigília de oração no monte. Foi maravilhoso contemplar, lá de cima tudo que Deus criou.
Posso imaginar Moisés subindo ao monte para receber de Deus as tabuas da lei. A experiência de Moisés traz muitas lições: 
  1. "... edificou um altar ao pé do monte” (v.4). Adoração a Deus
  2. Obediência ao ouvir a voz de Deus.
  3. “tendo Moisés subido, a nuvem cobriu o Monte, e a glória do Senhor repassou sobre o monte Sinai...”(vv.15,16).  Sentir a presença de Deus
                Ali no monte Moisés percebeu a poderosa presença de Deus. Não estou ensinando que precisamos subir a montes para buscar ao Senhor, por que podemos buscá-lo onde estivermos. Meu objetivo foi mostrar a fidelidade do servo de Deus. Devemos estar prontos para ouvir e obedecer à voz do Senhor a todo momento.
A experiência de Moisés foi extraordinária, mas hoje também podemos ter a mesma experiência, independentemente  do lugar onde estejamos. Jonas buscou o Senhor no ventre do grande peixe e Deus ouviu sua oração. 
                  Isaías 55:6 diz “buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.” Busquemos sempre ao senhor e o adoremos.
 

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Manancial 02/02/2012


Qualidades para uma Boa Liderança 
Êxodo 18:13-26

“Além disto, procuras dentre todo o povo homens de capacidade, tementes a Deus, homens de verdade, que aborreçam a avareza, e os porás sobre eles por chefes...” (v.21).

Recentemente, li dois livros de James Hunter – o Monge e o Executivo e Liderança Servidora dentre eles destaco uma frase: “Liderança é a arte de influenciar as pessoas”
O líder influencia as pessoas e, dentro do contexto eclesiástico, para liderar é necessário ter qualificações bíblicas.
                   O trabalho de Moisés era pesado para liderar a multidão. Percebendo isso, Jetro, seu sogro, lhe dá um conselho: “procura dentre todo o povo homens capazes, tementes a Deus, que aborrecem a avareza e põe-nos sobre eles por chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinquenta e chefes de dez...” (v.21). 
                   E menciona quatro qualidades para liderar: 

  1. Ser capaz, ter conhecimento de causa, maturidade para resolver problemas.
  2. Ser temente a Deus, honrá-lo  em tudo, e fazer tudo para sua honra e glória.
  3. Serem pessoas confiáveis, verdadeiras, críveis. 
  4. Por fim, que aborreçam a avareza; tendo a honestidade acima de tudo. 
Se possuirmos estas qualidades, seremos excelentes líderes. Que Deus nos dê sabedoria no exercício do ministério cristão.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Manancial 01/02/2012


Livramento na Peleja 
Êxodo 14:1-14

“... Não temas; estai quietos, e vede o livramento do Senhor, que Ele hoje vos fará...” (v.13). 

O povo de Israel tinha sido oprimido pelos Egípcios durante 430 anos e já estavam esgotados fisica e mentalmente.
Deus levantou Moisés como líder do povo de Israel, que em vão tenta um acordo com Faraó. Foi preciso o Senhor enviar pragas para Faraó libertar os Israelitas. 
No caminho para Canaã havia o Mar vermelho. O povo estava atemorizado, pois o exército egípcio estava se aproximando.  “ O que fazer?” Para onde vamos?” O povo começou a murmurar.  Foi quando Moisés encorajou o povo, garantindo o livramento do Senhor: “Não temais, estai quietos e vede o livramento do Senhor”. A bíblia registra um fato sobrenatural: Deus abriu o mar e o povo passou a pés enxutos!
Quando confiamos em Deus, por pior que pareça a peleja, podemos nos aquietar e deixar tudo nas mãos dele e o livramento virá. O Senhor é o mesmo de ontem, hoje e eternamente. 
Talvez você não entenda que foi liberto de todos os problemas, mas é  através deles que crescemos. Tão somente espere em Deus e fique firme.